domingo, 22 de janeiro de 2012

Poupança e pequenos objectivos

Eu penso que muitas pessoas conseguem poupar mais do que na realidade acontece. Lá vem aquela velha máxima, se quando aparece uma despesa inesperada nós "arranjamos" maneira de esticar ainda mais o orçamento, por vezes poderíamos ter essa posição logo de início. Por exemplo, uma medida que vou implementar esta semana para mim é trazer na carteira aquilo que irei gastar na semana e tentar não ultrapassar. Ou seja, eu tomo café numa máquina lá do escritório onde colocamos 0.35€ por cada café dentro de uma caixa, tomo dois cafés por dia, isto dá 3.50€ por semana. Também temos nessa máquina cappuccino a 0.45€, portanto acrescento 2, passa para 4,40€. Levo comida de casa, portanto levo na minha carteira 5€ e esse valor terá que "esticar" até ao fim da semana. O que sobrar na sexta, vai para o mealheiro. Assim, no início do mês coloco logo 5€ por semana de parte para não ir levantando e mexendo no dinheiro.
Na parte dos objectivos, muitas vezes gostaríamos de comprar uma coisa que não é indispensável, portanto não compramos e dizemos para nós que não é necessário, mas o bichinho fica lá e mais cedo ou mais tarde acabamos por comprar porque pensamos: também mereço! Pois bem, eu penso nessa coisa, vejo o valor do que eu gostaria de ter e fixo um valor diário ou semanal para essa coisa. Até pode ser um valor pequeno, arranjo uma caixinha e coloco lá dentro. Quando tiver a quantia para o que queria, se ainda quiser compro, se já "me tive passado de ideia" vai para o mealheiro... E vocês como costumam fazer para amealhar, tirando a poupança do mês?

6 comentários:

  1. Eu tenho sempre o objectivo de poupar algum dinheiro, nem que sejam 5 euros por semana. Quero sempre ter um "colchão" de emergência.

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo poupar, retirando logo uma percentagem do meu vencimento, assim que o recebo.

    Pelo que falas, acho que estás a começar bem o ano, pois são boas ideias.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Os objectivos são uma excelente forma de manter a disciplina! Quando tentada a gastar em outra coisa não "objectivada", penso no meu objectivo pré-definido e assim mantenho-me focada no que realmente quero.
    Quanto ao café na máquina, tanto eu como o maridão trocámos esse gasto por um termo pequeno com o café vindo de casa, já com açúcar e tudo, e assim esses 5,00€/semana, 20,00€/mês já servem para outros objectivos!
    Cumprimentos, Ariana

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Se experimentares levar um termo com café caseiro acabas por conseguir poupar os 5€ que gastas no escritório =P
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Eu faço o mesmo :)
    Café não tomo, mas em relação aos objectivos também o faço. Tento sempre colocar de lado algum dinheiro para comprar esses extras. Agora ando a poupar para a actifry :)
    Para além disso comecei este mês a usar o sistema de envelopes e já faz com que coloque todos os meses determinados valores de lado.

    ResponderEliminar
  6. gosto do teu conceito..eu deixei de fumar e uma vez por semana meto 3 euros no mealheiro que seria o valor que gastava :D beijinho

    ResponderEliminar