sexta-feira, 17 de maio de 2013

1ª Experiência com hummus

Já andava há algum tempo a querer experimentar o hummus, é uma pasta que tem origem no Médio Oriente e Arábias, saudável e saciante. Tive que andar um pouco à procura do Tahin que mencionavam nas receitas, descobri então que era a pasta de sésamo e comprei a clara no continente.




Ficou um pouco espessa porque não coloquei pouca pasta de sésamo que tem uma textura mas suave, para a próxima coloco mais um pouquinho de água ou azeite para compensar não usar uma colher de sopa de pasta de sésamo e usar só meia pois esta pasta é um pouco picante e eu não posso abusar.

Pode comer-se com o pão pita ou com vegetais crus, tipo molho, experimentei com cenoura e pepino e soube muito bem

Fiz assim:
1 lata pequena de grão cozido escorrido
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de pasta de sésamo (usei uma muito mal cheia)
2 Alhos esmagados
1 pitada de sal

Triturei o grão até ficar pasta, depois adicionei os 2 alhos esmagados, a água, o azeite e a pasta de sésamo e mexi bem. No fim coloquei uma pitada de sal porque me parecia que fazia falta. Rendeu bastante, comi ontem com a minha mãe e ainda sobrou cerca de metade que guardei no frigorífico para hoje.

3 comentários:

  1. A pasta de sésamo vende-se no continente? em que sítio? as voltas que dei à procura dela... e só a encontrei "na grande cidade".. lol adoro hummus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na área dos produtos naturais, há clara e escura, a clara são 3.89€ e a escura 4,39€ ou assim. Vem num recipiente de vidro com tampa dourada, têm o tamanho de um frasco de doce, mais ou menos. Também há no El corte inglês, e o preço é mais ou menos o mesmo. No jumbo não procurei.

      Eliminar
  2. Tem muito bom aspecto, Cris! Nunca provei hummus, mas fiquei com vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar